quarta-feira, 5 de julho de 2017

Trincheiras do Commander - Hora da Devastação

Boa Tarde Galera, hoje faço uma pausa na série de Amonkhet, para falar um pouco do que vem pela frente com o lançamento de hora da devastação, com o nosso amigo Nicol Bolas botando para quebrar tudo e dando um tapa na cara desses deuses fracos.


  Para que não fique muito extenso, vou dividir em 2 partes essa matéria, e já que é pra começar, começo falando dele.. o Boladão.


Um Planeswalker Grixis, só pode ser bom ainda mais se tratando de Nicol Bolas que deu uma surra nos deuses do plano de Amonkhet, mas por que ele é bom?

com + 2 você exila cards do topo do grimório de um oponente, e até o final do turno você pode conjurar essa carta, ou seja você tem boas chances de conseguir para você, as bombas ou cartas importantes do oponente.

+1 cada oponente exila 2 cards da própria mão, nada como remover os recursos das mãos dos oponentes, afinal oponentes sem cartas nas mãos trazem menos ameaças.

-4 causa 7 de dano no oponente ou criatura alvo, no Commander Multplayer esses 7 de dano nodem não significar muito, por isso acredito que seja pouco usado.

-12 exile cada permanente que não seja um terreno que seus oponentes controlam, nada melhor do que limpar a mesa quando o jogo fica perigoso, e detalhe remove as permanentes dos oponentes, as suas continuam na mesa.


Apesar de ter um custo de mana ainda maior que o anterior, acredito que valha a pena ter mais um Nicol Bolas, no seu deck, pois mesmo com custo maior ele interage mais no commander multplayer.

+3 cada oponente perde 3 de vida, e descarta uma carta ou sacrifica uma permanente que não seja terreno. Ele consegue interagir no seu +3 com a mesa toda enquanto reduz os recursos dos oponentes.

-3 destrói uma criatura e você compra uma carta, simples e objetivo lembrando nosso amigo Ob Nixilis Reaceso / Ob Nixilis Reignited, mas é claro que Nicol Bolas é melhor pois te da um draw.

-11 causa 7 pontos de dano em cada oponente e você compra 7 cartas. comprar 7 cartas é sempre bom.



Essa moça feia vêem sendo bastante criticada, inclusive sendo comparado ao famigerado Tibalt, Sangue Demoníaco / Tibalt, the Fiend-Blooded, porém acredito que ela não seja de toda ruim, e que possa ser muito bem utilizada em uma Commander Super Friends, por isso vamos as suas habilidades.

+1 até uma criatura alvo ganha golpe duplo até o final do turno, nada muito relevante, a não ser que você tenha uma espada ou efeitos quando a criatura causa dano,.

-2 causa 2 pontos de dano divididos em uma ou ate duas criaturas ou jogadores, é essa é uma habilidade bem fraca, a não ser que o oponente tenha uma criatura com baixa resistência e que seja relevante para você matar.

-7 procure até 2 cards de criaturas e/ ou Planeswalker, e coloque-os em campo de batalha, depos embaralhe o seu grimório, agora sim Samut a Feiosa ficou muito boa, pois nada como poder pegar qualquer Planeswalker em um deck de super friends (que tem pelo menos 23 Planeswalker) e colocar no campo de batalha, lembrando que nesses decks usam Temporada da Multiplicação / Doubling SeasonO Véu Metálico / The Chain VeilMáquina de Contágio / Contagion EngineGancho de Contágio / Contagion ClaspEstratagema de Tezzeret / Tezzeret's Gambit, e varias outras formas de acelerar a quantidade de marcadores que você coloca nas suas permanentes.


Já que estamos falando de decks super friends, é bom ficar de olhos abertos com Djeru, pois esse carinha é um tutor de Planeswalker, além disso ele ajuda a protege-los, pois ele tem habilidade estática de sempre que uma fonte causar dano em um Planeswalker que você controla, previna 1 ponto de dano, Djeru pode interagir muito bem com mecânicas de blink como por exemplo Venser, o Visitante / Venser, the Sojourner, e assim ampliar o seu poder de tutorar Planeswalker, apesar das listas de Super Friends não haver muito espaço para criaturas, acredito que Djeru possa ter um lugar cativo no deck.

O Deus Escaravelho / The Scarab God



Esse Deus Escaravelho era o comandante que o deck tribal de Zumbis precisava, desbancando o recém conquistado lugar dos irmãos Gisa e Geralf / Gisa and Geralf como comandante, pois o Deus Escaravelho pode transformar qualquer criatura em que esteja em um cemitério, exilando-a e pagando UB2, assim ela se torna um zumbi 4/4 além de seus outros tipos, e também preserva suas habilidades.

Mas não é só isso que esse Deus faz, pois no inicio de sua manutenção cada oponente perde X de vida e você pode fazer scry X, sendo X o número de zumbis que você controla, por isso acredito que esse Deus possa fazer parte de várias listas no formato, e não apenas com a temática de Zumbis.

Outra coisa muito interessante nos novos deuses, é que quando eles morre, você o devolve para a sua mão no inicio da próxima etapa final, com isso vocês não precisa coloca-lo na zona de comando, podendo conjura-lo de de sua mão e assim você sempre vai poder conjurar com o seu custo original.

O Deus Gafanhoto / The Locust God

O deus gafanhoto pode tanto ser um bom comandante como engrossar a lista de decks como Nekusar, the Mindrazer, ou decks tem se utilizem da mecânica de comprar cartas, e tem  ótima sinergia  combo com Pandemônio / Pandemonium, pois a primeira de suas habilidades é sempre que você comprar uma carta, crie uma ficha de inseto azul e vermelha com voar e impeto, além disso a sua segunda habilidade é UR2, compre um card, e se fizer isso descarte um card, assim você faz mais fichas também, outra boa mecânica para esse deus são cartas de madness, sem contar que ele também tem a habilidade de voltar para a mão no inicio da próxima etapa final quando morrer.

Espelho das Miragens / Mirage Mirror



Acredito que esta seja uma das cartas mais versáteis da coleção, você pode transforma-lo em cópia de uma criatura, artefato, encantamento ou terreno, segunda cópia dessas cartas.











Hora da Revelação / Hour of Revelation

Lembra muito Limpeza Planar / Planar Cleansing, porém a sua vantagem em relação a Limpeza planar é que Hora da devastação custa 3 manas incolores a menos para ser conjurada, caso haja 10 permanentes ou mais que não sejam terrenos no campo de batalha, uma condição bem fácil de se conseguir no commander multplayer, e assim ser uma remoção global por apenas WWW (não isso não é endereço de internet e sim 3 manas brancas).




Escavadora de Ramunap / Ramunap Excavator


Essa criatura é uma ótima opção para decks como Meren of Clan Nel TothKarador, Ghost Chieftain, para poder retornar os terrenos que eventualmente sejam colocados no cemitério, porém ele interage ainda melhor com os comandantes Monstro Gitrog / The Gitrog Monster, e Titania, Protector of Argoth, pois a nossa Escavadora, pode exercer o papel de um segundo Crisol dos Mundos / Crucible of Worlds, e esses comandantes se utilizam de mecânicas de sacrificio de terrenos para obter outras vantagens.






 Anjo da Condenação / Angel of Condemnation



Esse anjo tem um custo bem justo, afinal WW2, para uma criatura 3/3 com voar e vigilância, parece justo, mas nosso amiguinho dos céus faz um pouco mais, pois você pode vira-lo e pagar W2, e exilar um card de criatura, se fizer isso devolva-o ao campo de batalha no inicio da próxima etapa final, criando sinergia com criaturas que tenham habilidades ao entrar em campo de batalha, e ele tem uma segunda habilidade que é: vira, exaure W2, e exila a criatura alvo até que Anjo da condenação deixe o campo de batalha, podendo servir como remoção para criaturas problemáticas (lembre-se essa criatura vai voltar quando Anjo sair de campo), ou como forma de garantir o retorno de uma criatura que você controle.


Razaketh do Sangue Hediondo / Razaketh, the Foulblooded



Este demônio lendário pode ser uma opção para um comandante mono black no estilo toolbox, ou como mauis uma ótima carta para os toolbox de  Meren of Clan Nel TothKarador, Ghost Chieftain, pois com ele em campo você pode pagar 2 pontos de vida e sacrificar uma criatura, e assim procurar por uma carta no seu grimório e coloca-la na mão, isso mesmo, você pode tutorar qualquer carta, e assim obter as respostas necessárias a qualquer momento, apesar de ser uma ótima carta o seu custo é um tanto quanto restritivo pois BBB5, não é tão fácil de obter, mais ainda assim é uma carta muito forte pois além dessa habilidade ela tem voar, atropelar e poder e resistência 8/8.



Soltar o Bestiário / Uncage the Menagerie

Já que a palavra de ordem é tutor, o verde não poderia ficar sem um tutor de criaturas, Soltar o Bestiário é um feitiço de GGX, e você pode procurar no seu grimório até X criaturas que tenham custo de mana convertido X, revela-los e coloca-los em sua mão. simples pratico e objetivo, e pode trazer uma grande vantagem em decks no estilo elf ball, ou decks de tollbox.





Inteligência do Enxame / Swarm Intelligence



Apesar de ter um custo alto, U6, esse encantamento combina muito bem com decks de Riku of Two Reflections ou Mizzix of the Izmagnus, afinal esses decks são especialistas em conjurar feitiços e magicas instantâneas, pois ja pensou em conjurar Distorção Temporal / Time Warp, e pagar mais UR para habilidade do Riku, de copiar a magica, e ainda com Inteligência do enxame fazer outra cópia, e por isso jogar 3 turnos extras, bom essa é apenas uma de inúmeras possibilidades, afinal cada magica sua será dupla, por exemplo um oponente conjura uma magica qualquer, e você faz  Contramágica / Counterspell, para anular aquela magica, assim desencadeia habilidade de Inteligência, fazendo uma cópia da contramágica, e dando o mesmo alvo da primeira(você pode escolher outros alvos, mas nesse exemplo não vale a pena), ou seja para que a magica do oponente aconteça ele vai precisar de 2 counters, por isso acredito que esse encantamento possa ser testado além de trazer situações engraçadas, apesar do seu custo.


Hora da Devastação / Hour of Devastation




Como não gostar de uma carta que traz na sua ilustração Nicol Bolas tocando o terror, e é bem isso que essa carta faz pois pelo custo de RR3, as criaturas perdem indestrutível até o final do turno. Hora da devastação causa 5 pontos de dano a cada criatura e Planeswalker que não seja Nicol Bolas, um verdadeiro terror para os decks de super friends.






Última Palavra de Kefnet / Kefnet's Last Word



R.I.P. Kefnet, esse feitiço tem o mesmo custo do encantamento Controlar Mágica / Control Magic, com uma grande vantagem, Controlar Mágica permite que você ganhe o controle apenas de criaturas, além disso por ser encantamento, caso saia de jogo você perde o controle da criatura, já Ultima palavra de Kefnet, é um feitiço, ou seja se você ganhar o controle de algo aquilo é seu, pois não haverá nenhuma condição, além disso Ultima Palavra de Keftet te permite ganhar co controle de criaturas, artefatos e encantamento, tornando-a muito mais versátil.




Bom galera por hoje é só, espero que tenham gostado desta seleção e semana que vem tem a segunda parte, e nunca se esqueçam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário